Tempos de menino de Domingo Pellegrini


Fazia muito tempo que eu nao lía um livro em portugues. Acho que faço mais erros que nunca, mas adorei ler este livro, numa manhazinha sem classe.
Lembrei da voz do meu professor de portugues, do muito que ele fazia trabalhar a gente… ele dizia: – Em trinta minutos voces tem que ter acabado os cinco exercícios.
No começo era dificil, e com o tempo ia se transformando numa competiçao.
Ele morreu, e tinha historias extranhas da sua morte, que se morreu de Aids outra era uma doença que perdía muito peso. Ficou cinza e morreu. Todos acabamos adorando o senhor Humberto. Eu lembro que sabía os textos dos ditados de memoria e às vezes me dizia se tinha erro na palavra que eu estava escrevendo. Também escreví meu primeiro livro, bom livrinho de trinta páginas com ele.
Lendo o livro achei pequenas anotaçoes que nao consegui descifrar, já que poderíam ser qualquer coisa. No fim do livro, eu me explico o que significa Q.H., Q.G. e Q.F. O hagá significa informaçao da personalidade dos personagens. A gé significa onde acontecem as coisas e a efe significa informaçao das características físicas das pessoas.
Lembrei também das vezes que iamos à praia desde Sao Paulo. Na casa do consulado, grande, mais muito grande, no jardím acho que podería caber máis de 15 carros. As janelas com teia de ferro contra os pernilongos, a piscina na frente da porta… essa casinha em Guarujá. Baixavamos em carro desde Sao Paulo pela Serra do Mar, perto de Santos, acho que nao digo besteira e se dizer pesso perdao.
Uma vez lembro de ir com a irma da nossa empregada, a Elvira. A irmazinha devía de ter alguns anos mais do que eu, e com o tempo, foi me contando do que era um beijo, o que era namorar. Nossa senhora, eu acho que fiquei doidao sonhando com o que fosse possível acontecer. Passejar pelas avenidas, matando baratas gigantes.
Em casa, brigas com os pais, jogar com carros teledirigidos, nadar na piscina, bodyboard na praia… nao lembro das coisas positivas das minhas vivências no Brazil. Nao muito…

3 comentarios to “Tempos de menino de Domingo Pellegrini”

  1. heroine Says:

    seeeeeb
    viste el sms?
    lo siento d veras, pro no voi a tener mas dias para hacer el guion q presento el mierkoles y prepararme la clase q deberia dar el martes, d danza. 3 coreografias a preparar.
    keep in touch

    h-e.

  2. Dil Egitimi Says:

    do you know any information about this subject in other languages?

  3. issis Says:

    I was just writing what reading this book several years later made me remember about the time I read that book.
    Sorry but I have no clue where you could get that information.
    LEARN THE LANGUAGE AND YOU WILL BE VERY RICH!

Responder

